Sobre a Cordoa
A Cordoa é uma marca dedicada a pequenas coleções de peças artesanais e intemporais, com uma ênfase na qualidade e na longevidade. São produzidos poucos modelos sempre manufaturados com grande atenção ao detalhe e uma escolha de materiais criteriosa. A Cordoa valoriza o que é clássico e intemporal mas também o que é experimental e inovador.
As sandálias Cordoa são o resultado de um processo consciente em que temos a necessidade de jogar com diferentes ideias e formas, com várias técnicas e materiais. Nesta coleção usamos pele de curtimenta vegetal no exterior das peças, e um couro resistente nas solas, com inserções de borracha natural (crepe). Toda a nossa coleção é manufaturada em Portugal com materiais de alta qualidade, produzidos na Europa.
O nosso objetivo é criar objetos bonitos e duradouros e resistir à tendência atual de substituir rapidamente os produtos.
Retrato
Sílvia Catarino é a designer e artesã das sandálias Cordoa. Com formação na área do design e das artes e ofícios, criou a sua própria marca de acessórios de moda em 2001, enquanto vivia em Milão. De regresso a Portugal, abriu a sua agência de produção e design de calçado, colaborando com marcas francesas e suecas no desenvolvimento das suas coleções.
Após 10 anos a trabalhar com a indústria de calçado, a designer sentiu que estava na altura de abrandar o ritmo de trabalho e aprofundar a sua relação com o calçado, aprendendo a fazer sandálias de forma artesanal, o que a ajudou a questionar e adaptar as ideias e técnicas que trazia da sua experiência profissional, para poder criar uma prática feita à sua medida, um trabalho artesanal feito com dedicação.
Recomeçar de uma forma mais lenta e numa escala mais pequena foi um caminho natural, para alguém que valoriza trabalhar ao seu próprio ritmo, e poder estar alinhada com os seus valores e a sua verdadeira natureza. Desta forma, tem podido refletir e organizar a sua prática para fazer crescer a sua marca de forma orgânica, de forma holística, podendo gozar do processo artesanal e também ir experimentando a partir dele.